Mimesis

Lembro muito bem de uma aula que tive na faculdade que falava de... bem, talvez eu não lembre da aula, ou do que ela falava, mas lembro da "Mimesis". Era uma dessas palavras estranhas que carregam um significado tão forte e que te pega tão de sopetão que você acaba levando pra sua vida. A nossa memória é engraçada. Às vezes gravamos a coisa da maneira errada, mas é como gostamos de lembrar. A definição que gravei na minha cabeça é: "Mímesis é imitação da natureza. É a arte que imita a vida, que imita a arte". Que coisa louca, não?

Ora, mas no fundo é Caetano dizendo que somos o avesso do avesso. E, no fundo, somos nós que tentamos complicar a vida. Vivo recebendo aqueles e-mails que dizem como devemos viver e como a vida é bela e simples. E como não olhamos para aquela maravilhosa montanha (ou até a aurora boreal!!!) e nos deleitamos com essas paisagens todos os dias.

Não sei você, mas a minha realidade tem paisagens muito menos exub
erantes! Além disso, os textos que acompanham as imagens falam de ver as coisas simples e boas da vida, mandar cartas para os amigos, meditar, não se magoar nem abalar pelas coisas que nos acontecem no dia a dia, além da clássica "não guardar extratos e contas". Novamente eu digo, não sei de você, mas a minha rotina não me permite o luxo de não me preocupar com as minhas contas e não ter algumas destas responsabilidades.

No final das contas, acho que me considero uma pessoa normal. Não sou estressada com as contas que vencem e gosto de ver coisas no dia a dia como aquela folha que gira como hélice quando a gente joga ela pra cima.
Sim, eu também vejo as coisas bonitas que consigo achar no meu dia.

Até que ponto somos influenciados a imitar o que vemos na mídia? Chegamos a mais uma onda "BBB". Tenho um gosto particular em entender as relações humanas, mas não consigo deixar de achar um absurdo que o "Grande Irmão" de George Orwell, que retrata o inferno na terra e a falta de liberdade de pensamento, seja posto agora como um modelo atual que as pessoas gostam e seguem. Se você não leu 1984 e nem viu o filme, sugiro que o faça. Depois de conhecer o universo deste livro, como é possível achar "BBB" legal? São pessoas comuns levando o conceito "mimético" ao extremo!

A questão toda é que as pessoas desistiram de procurar no seu íntimo pelo seu desejo. No geral, estamos mais conformados em seguir os modelos estabelecidos, que fazer essa busca pessoal por aquilo que nos trás alegria.
Só sei que alguns modelos não me convencem. Quero mais é partir pra busca da minha felicidade real. É uma aventura...

Comentários

  1. Concordo. Até quando a gente terá desejos que não tínhamos antes de ligar a TV ou ver algum anúncio? E nos deixar levar pela impressão de que aquilo, após vê-lo, é indispensável para a vida?

    ResponderExcluir

Postar um comentário