Merece?

"Many that live deserve death, and some that die deserve life. Can you give it to them, Frodo?
Do not be too eager to deal out death in judgment. Even the very wise can not see all ends."



Senso de justiça, revolta, merecimento. Por que será que algumas coisas me indignam tanto? Essa frase a cima é do filme O Senhor dos Anéis e fala sobre o não-julgamento. Lembro que ela me chamou demais a atenção quando li o livro, em português, claro:


"Merece!? Suponho que sim. Muitos que vivem merecem morrer. E alguns, que merecem viver, morrem. Você pode dar-lhes a vida? Então, não seja tão ávido para condenar à morte em nome da justiça, temendo pela própria segurança. Nem mesmo os sábios conseguem ver os dois lados." 


Quando um sábio da ficção se coloca a dizer que nem os sábios sabem ver os dois lados, você para pra pensar. Claro que minha vidinha não é ficção, muito embora às vezes pareça (bastante)!
Questões como quem merece viver ou morrer não ocupam a minha mente. Não desejo a morte de ninguém e, pelos meus próprios princípios e crenças, não acho que a morte deva ser tratada como punição, nem a vida como bênção.
De qualquer maneira, me chama a atenção como algumas injustiças tão visíveis continuam a acontecer. É impressionante como a postura das pessoas possa ser tão errada e ainda assim sair impune. Não é certo.




Meu senso de justiça é assim mesmo.




Melhor nem começar a divagar...

Comentários

  1. Adoreiii .. profundoo... reflexivo... sobre o q ???

    Gabi

    ResponderExcluir
  2. No momento, trabalho! Mas esse trecho do livro me acompanha na vida há algum tempo... Uns 10 anos, pelo menos

    ResponderExcluir
  3. não deseja a morte de ninguém? ora, ora....
    aaahhhh para....
    "muito bem" o que acha de "fritar uma batata" pra gente?
    Não "vacila" vamos comer! #piadainterna

    eu desejo.....

    ResponderExcluir
  4. hahahahahahahahahahahahhahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Quando alguém próximo, conforme o seu senso de justiça , merece morrer, você tem a opção de matá-la em vida. Eu já fiz isso. E você?

    ResponderExcluir
  6. Meu senso de justiça é suicida. Hoje eu acelerei na direção de um carro que vinha na minha direção, conhecidamente na contramão.

    ResponderExcluir
  7. hoje definitivamente não é um dia fácil, aliás, não tem sido fácil viver desde 45 dias e 12h atrás.
    e acreditem, de tudo passou pela minha cabeça, inclusive o senso de justiça da mari.
    apesar de não achar que cometi erros graves, já passou pela minha cabeça se outra dimensão não seria mais justa para com meus sentimentos.
    não sei ao certo o que mereço. sei o que não mereço.
    a pergunta da vez é, pelamordedeus, quanto falta para passar meu inferno astral?

    ps.: desculpem meu "quá" egocêntrico.. aqui tá BEM foda...

    ResponderExcluir
  8. Dani, já fiz sim, mas hoje em dia estou "sussa" rs

    Mari, você é retardada!

    Juannita, leia o seu e-mail AGORA. Chega!!!!! Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!
    Ouça mais Cartola! E chega de Seal! rs

    ResponderExcluir
  9. Senso de justiça... difícil mesmo ser imparcial. Ninguém é imparcial! Ninguém consegue a imparcialidade: somos todos atravessados pela Cultura. Nesse sentido, em algumas culturas merece morrer quem matou...
    Mas concordo com a Dani: podemos matar a pessoa do nosso convívio. Aliás, podemos matar muitas coisas que não nos servem: crenças, fantasmas, medos, comportamentos, "certezas absolutas".
    Acho que só crescemos quando matamos algumas coisas e pessoas. Principalmente aquelas que de certa forma, mataram nosso tempo, nosso brilho, nossa alegria... Acabar, terminar, finalizar, morrer. Abre espaço, abre novas perspectivas, abre o sorriso - mesmo que seja aquele beeeeemmmmm sarcástico! kkkkkk
    Sou a favor de fritar batatas, piranhas...
    Apesar delas nem precisarem de muita ajuda, acabam "fritando" seu filme sozinhas!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário