Deixar-se engolir

 A gente ainda leva a culpa de ter sido pouco a pouco engolido e manipulado. Afinal, ninguém pode ser tão estúpido assim, né?

Colocar as coisas numa caixa no porão às vezes é mais fácil mesmo. Não é lá muito saudável, mas dá muito menos trabalho. 

Eu estou exausta. Eu me sinto constantemente em dívida comigo mesma, me cobro de melhores resultados, de melhores posturas, de melhores hábitos, enfim...

Já não sei mais quais são os pontos que merecem atenção e quais devem ser deixados de lado. Reviver as coisas, em teoria, pode servir pra ressignificar nossas histórias; mudar a narrativa e o peso das coisas.

Acho que no fundo, quando eu falo da minha relação abusiva, eu só busco ressignificar aquilo pra fazer certo dessa vez. Claro que com os anos eu fui aprendendo... e acho que estar sozinha tanto tempo me ajudou a me respeitar, me entender, antes de deixar outra pessoa entrar.

Existem muitas lutas internas ainda... acho que sempre vou carregar as coisas que passaram a fazer parte de quem eu sou. É muito complexo, na real.

Eu sei que muitas mulheres passam ou passaram por isso. Como faz pra gente se sentir compreendida? Ninguém entende. Muitas vezes não quer entender também, porque dá um trabalho da porra. 

Uma relação abusiva é um amontoado de pequenas sutilezas e manipulações que realmente vão engolindo sua vida e visão de mundo; como ser amarrado a uma bola de chumbo debaixo d'água e acabar substituindo ar por água.... chega uma hora que você já não sabe mais respirar ar. Mundos aquáticos à parte, sinto que só essas metáforas bem gráficas descrevem o sentimento de ser tragada constantemente por tanto tempo. Assunto bosta, mas precisamos falar disso.



Comentários